quinta-feira, 22 de março de 2012

Visita de estudo a ílhavo - 8ºs anos

No dia 20 de março realizou-se uma visita de estudo a Ílhavo, ao Museu Marítimo e à Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre, incluíndo o Museu e a Capela de Nª Sª da Penha de França, com as turmas A, B, C, D , E e F do 8º ano.

Esta visita, prevista no Plano de Atividades do Agrupamento, de âmbito interdisciplinar (História e Geografia), acolheu grande interesse por parte dos alunos e professores organizadores e acompanhantes: Maria João Costa e Graça Dias (organização), Camila Cosme (DT 8ºA), Graça Fachada (DT 8ºB), Isabel Cristina Oliveira (em subst. DT 8º C), Clara Serrano (em subst. DT 8º D), Helena Azenha (DT 8º E) e Cristina Ferreira (DT 8º F).

Na parte da manhã decorreu a visita ao Museu Marítimo:

“Entramos numa sala onde vimos um filme sobre a pesca do bacalhau e como protagonista deste, a mascote, Gaspar. Gaspar era um bacalhau jovem. De seguida entrámos num barco [réplica] que se chamava “Faina Maior”, onde aprendemos como se escala o bacalhau, vimos a despensa e uma retrete em que a sanita tinha saída direta para o mar; aprendemos, também, a distinguir bombordo de estibordo. Descemos do navio e fomos ver como era o porão. Primeiro vimos como era o quarto do capitão, que era o melhor quarto do navio, de seguida vimos a sala de jantar (...) e o quarto do piloto, que já não era tão bom como o do capitão (...) vimos onde os tripulantes dormiam, na cozinha, em beliches. (...)

Excerto do relatório da visita – 8º A (Daniel, João Paulo, Rui, Pedro e Bruno)

“Almoçámos no Jardim Oudinot, situado na Gafanha da Nazaré. Seguimos para a Fábrica e Museu da Vista Alegre. Vimos as diferentes fases da construção das peças.(...) Todos apreciámos a visita, avaliando-a muito positivamente, todos aprendemos coisas novas e desfrutámos da viagem.”

Excerto do relatório da visita – 8º F
(Mariana Paz, Francisca, Francisco Marques, Rodrigo e Rafael)


“Na parte da tarde visitámos a capela, de estilo barroco, em honra de Nossa Senhora da Penha de França, padroeira das instalações da Vista Alegre. Também visitámos o Museu da Vista Alegre, que conta toda a sua história. A Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre, a maior fábrica de porcelanas do país e a sexta maior do mundo, também foi um local a visitar. Observámos todos os sectores da fábrica e aprendemos os vários processos de fazer e decorar a porcelana. (...) Foi muito divertido e aprendemos coisas muito interessantes sobre Ílhavo e a sua história.”

Excerto do relatório da visita – 8º F
(Diogo Simões, Rui Nunes e André Tiago)



Sem comentários: